Gases nobres

Os gases nobres são átomos de elementos estáveis, em condições ambientes, pertencendo a família 18 ou 8A da Tabela Periódica. Todos elementos são gasosos e apresentam baixa reatividade.

Conteúdo do post

O que são os gases nobres?

Os gases nobres são os elementos encontrados na família 18 ou 8A da Tabela Periódica. A família é conhecida por esse nome, uma vez que, em condições ambientais, os átomos dos elementos são encontrados em sua forma gasosa. Apenas os gases nobres, nas condições ambientes, apresentam átomos estáveis isolados, ou seja, que não estão ligados a outros átomos.

Tabela Periódica com a localização dos gases nobres
Localização dos gases nobres na Tabela Periódica

Essa estabilidade está relacionada ao fato de que os gases nobres apresentam sua camada de valência completa e por isso, não possuem a necessidade de realizarem ligações químicas para se manterem estáveis.

Diante disso, as ligações entre os átomos passaram a ser interpretadas pela regra do octeto que analisava a eletrosfera dos gases nobres para compreender as ligações químicas. 

Sendo assim, a regra do octeto define que: um átomo estará estável quando sua última camada possuir 8 elétrons (ou 2, caso se trate da camada K). Os átomos não estáveis unem-se uns aos outros a fim de adquirir essa configuração de estabilidade.

Quais são os gases nobres?

Os gases nobres são os átomos dos elementos: Hélio (He), Neônio (Ne), Argônio (Ar), Criptônio (Kr), Xenônio (Xe) e Radônio (Rn). Dentre os gases nobres, também se encontra o Ununóctio que foi obtido sinteticamente em 2006 e apresenta número atômico igual a 118. 

Hélio (He)

O hélio é um gás monoatômico, incolor, inodoro e não inflamável que possui o número atômico igual a 2, sendo sua massa atômica igual a 4 u

Por apresentar uma densidade menor que a densidade do ar, tende a se dispersar e escapar facilmente da atmosfera. 

O hélio é o segundo elemento mais abundante no universo e apresenta um baixo ponto de ebulição, não se solidificando sob nenhuma temperatura a não ser que seja aplicada uma pressão significativamente grande. 

Diante dessas características, o hélio é utilizado como combustível nos dirigíveis, sendo utilizado também na diluição do oxigênio em cilindros utilizados no hospital ou em mergulhos de grande profundidade.

Neônio (Ne)

O neônio possui número atômico igual a 10 e massa de 20,283 u, sendo o segundo gás mais leve. 

Com a passagem de corrente elétrica, o neônio emite coloração alaranjada e por isso, é utilizado em letreiros. Também pode ser encontrado em lâmpadas fluorescentes e em sensores de infravermelho.

Argônio (Ar)

O argônio apresenta número atômico igual a 18 e massa atômica 40 u

É um gás utilizado para a criação da atmosfera inerte a fim de evitar a oxidação de certos materiais, como por exemplo, na preservação de algumas peças de museus. O argônio também pode ser utilizado em lâmpadas incandescentes.

Criptônio (Kr)

O criptônio é um gás com número atômico e massa atômica igual a 36 e 83,8 u, respectivamente. É inodoro e incolor, e com a passagem de corrente elétrica é capaz de gerar uma forte luz branca e por isso, costuma ser utilizado na iluminação de pistas de aeroporto.

Além disso, pode ser utilizado em lâmpadas e lasers. 

O gás criptônio é um dos gases mais difíceis de serem obtidos. Ele é obtido por meio de uma fissão nuclear e a abundância na atmosfera também é um indicativo da atividade nuclear do planeta.

Xenônio (Xe)

O xenônio possui número atômico igual a 54, com massa atômica de 131,3 u. É um gás pesado e raro, sendo incolor e inodoro.

O xenônio é utilizado em lâmpadas de halogênio em faróis de automóveis e em lâmpadas ultravioletas para bronzeamento artificial. Além disso, também pode ser utilizado como anestésico geral.

Radônio (Rn)

O radônio é um gás radioativo que apresenta número atômico e massa atômica igual a 86 e 222 u, respectivamente. 

Ele pode ser liberado pelas rochas, e é um importante indicativo de falhas geológicas e de processos radioativos que ocorrem no planeta. 

O radônio pode ser utilizado para tratamento de alguns cânceres no tratamento de radioterapia. 

Quais são as principais características dos gases nobres?

Os gases nobres são encontrados na natureza na forma de gases monoatômicos. Diante dessa característica, apresentam baixo ponto de fusão e ebulição, mas apresentam elevada energia de ionização.

Mesmo apresentando baixa reatividade devido a alta estabilidade, os gases nobres podem ser encontrados em compostos formados por outros elementos. No entanto, a maioria deles existem apenas sob condições especiais do ambiente. Substâncias compostas de xenônio são as mais encontradas. 

Compartilhe:

capa_isótopos

Isótopos

Os isótopos são átomos do mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número de prótons mas diferenciam-se na massa atômica e no número de nêutrons.

Ler mais
capa_elemento_químico

Elemento químico

O elemento químico é um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico e possuem as mesmas propriedades e características entre si.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.