Por que choramos ao cortar cebola?

O que provoca o choro é a formação de um composto volátil devido a reação das alinases com compostos sulfúricos presentes na estrutura da cebola.

Conteúdo do post

Assim que cortamos a cebola, algumas substâncias são liberadas. Isso acontece devido ao rompimento das suas células e com isso, enzimas conhecidas como alinases que estavam presentes no interior da célula acabam entrando em contato com outras substâncias características desse alimento.

Dentre esses compostos, encontram-se compostos sulfúricos (que apresentam átomos de enxofre na sua estrutura) que são as moléculas responsáveis pelo sabor característico da cebola, mais especificamente o grupo dos sulfóxidos-S-alquenil cisteína. 

A reação entre essas enzimas e os compostos sulfúricos promove a formação de ácidos sulfínicos que podem ser transformados em sulfóxido de tiopropanal, uma vez que são compostos muito instáveis. Essas substâncias são altamente voláteis e com isso, podem chegar facilmente e de modo rápido aos nossos olhos. 

Ao entrarem em contato com a umidade dos nossos olhos, ocorre a formação do ácido sulfúrico que provoca a sensação de ardor. Como mecanismo de defesa, nossos olhos começam a produzir mais lágrimas na tentativa de diluir o ácido e assim, diminuir o incômodo.

No entanto, a produção das lágrimas promove a formação de mais ácido sulfúrico e assim, sucessivamente. 

Estrutura química do gás da cebola 

O composto responsável por nos fazer lacrimejar ao cortarmos a cebola é o sin-propanetiol-S-óxido que também é conhecido como sulfóxido de tiopropanal, sendo conhecido por seu fator lacrimogêneo.

A formação deste composto ocorre conforme a reação apresentada:

reação de formação do sin-propanetiol-S-óxido
Reação de formação do gás da cebola

Como não chorar cortando cebola? 

Mas então como não chorar cortando cebola? Conseguimos evitar que isso aconteça? A resposta é sim!

Mesmo não conseguindo evitar 100% que os gases cheguem até os olhos, há algumas táticas utilizadas na cozinha que podem diminuir o desconforto relacionado ao processo de corte da cebola. 

  1. Deixar a cebola na geladeira: o ideal é deixar a cebola por pelo menos 30 minutos na geladeira antes do corte. As temperaturas baixas diminuem a volatilidade dos compostos o que faz com que menos substâncias entrem em contato com as lágrimas. Além disso, diminui a velocidade da reação de formação dos compostos voláteis;
  2. Lavar a cebola durante o processo: além de deixar o ingrediente na água antes do corte para diminuir a concentração dos compostos voláteis, lavar a cebola durante o processo também auxilia uma vez que a reação irá ocorrer entre a água e o sin-propanetiol-S-óxido;
  3. Utilizar um ventilador: caso tenha, o uso do ventilador dispersa os gases pelo ambiente e assim, evita que a formação do ácido sulfúrico ocorra nos seus olhos;
  4. Utilizar óculos de proteção (como os de natação): esses óculos não permitem a entrada da substância, protegendo os olhos. 

Compartilhe:

método científico e suas etapas

Método científico: o que é, suas etapas e exemplos

O método científico é um conjunto de etapas com o objetivo de validar ou negar determinadas teorias e observações científicas. Seu processo é extremamente importante para que suas conclusões sejam verdadeiras e replicadas por outros cientistas.

Ler mais
fabricação da vodka

Você sabe do que é feita a vodka?

A Vodka é uma bebida destilada obtida através da fermentação do arroz e é composta por água e álcool etílico. No entanto, seus aromas são devido às substâncias derivadas da destilação, os flavonoides.

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.