Prova amarela
A combustão completa de combustíveis fósseis produz água e dióxido de carbono (CO2, massa molar 44 g mol−1). A União Europeia estabeleceu, desde 2012, limite de emissão veicular de 130 g de CO2 por quilômetro rodado (valor aplicável a uma média de veículos de um mesmo fabricante), tendo como penalidade multa, caso o fabricante ultrapasse a meta. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos com cerca de oito carbonos em sua composição, incluindo isômeros do octano (C8H18). Considere que em uma cidade o consumo médio diário dos carros de um fabricante seja de 10 km L−1 de gasolina, formada apenas por octano (massa molar 114 g mol−1) e que sua densidade seja 0,70 kg L−1 .
A diferença de emissão de CO2 dos carros desse fabricante em relação ao limite estabelecido na União Europeia é
(a) 80% menor.
(b) 60% menor.
(c) 46% menor.
(d) 108% maior.
(e) 66% maior.
Resolução
Por meio do enunciado, tem-se que o consumo médio diário é de 10 km L-1 e a densidade é de 0,70 kg L-1.
10 km —————— 0,70 kg
1 km —————— X
X = 0,07 kg de gasolina por km rodado
Combustão completa da gasolina:
1C8H18 + 25/2 O2 → 8CO2 + 9H2O
1 mol de gasolina para 8 de CO2
1 mol —————– 8 moles
114 g —————- 8*44g
70 g ————– Y
Y = 216,14 g de CO2
O limite estabelecido pela União Europeia é de 130 g, calculando a razão:
Z = 216,14 g/ 130 g
Z = 1,66
Em porcentagem: 166%, ou seja, 66% maior que o limite estabelecido.
Resposta: E