Questão 102 (ENEM Digital 2020)

Prova amarela

A combustão completa de combustíveis fósseis produz água e dióxido de carbono (CO2, massa molar 44 g mol−1). A União Europeia estabeleceu, desde 2012, limite de emissão veicular de 130 g de CO2 por quilômetro rodado (valor aplicável a uma média de veículos de um mesmo fabricante), tendo como penalidade multa, caso o fabricante ultrapasse a meta. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos com cerca de oito carbonos em sua composição, incluindo isômeros do octano (C8H18). Considere que em uma cidade o consumo médio diário dos carros de um fabricante seja de 10 km L−1 de gasolina, formada apenas por octano (massa molar 114 g mol−1) e que sua densidade seja 0,70 kg L−1 .

 A diferença de emissão de CO2 dos carros desse fabricante em relação ao limite estabelecido na União Europeia é 

(a) 80% menor. 

(b) 60% menor. 

(c) 46% menor.

(d) 108% maior.

(e) 66% maior.

Resolução

Por meio do enunciado, tem-se que o consumo médio diário é de 10 km L-1 e a densidade é de 0,70 kg L-1.

10 km —————— 0,70 kg

  1 km ——————    X

X = 0,07 kg de gasolina por km rodado

Combustão completa da gasolina:

1C8H18 + 25/2 O2 → 8CO2 + 9H2O

1 mol de gasolina para 8 de CO2

1 mol —————– 8 moles

114 g —————- 8*44g

70 g ————– Y 

Y = 216,14 g de CO2

O limite estabelecido pela União Europeia é de 130 g, calculando a razão:

    Z = 216,14 g/ 130 g

Z = 1,66 

Em porcentagem: 166%, ou seja, 66% maior que o limite estabelecido.

Resposta: E

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Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.