Prova amarela
O emprego de células de combustível a hidrogênio pode ser uma tecnologia adequada ao transporte automotivo. O quadro apresenta características de cinco tecnologias mais proeminentes de células de combustível.
Testes operacionais com esses tipos de células têm indicado que as melhores alternativas para veículos são as que operam em baixos níveis de energia térmica, são formadas por membranas de eletrólitos poliméricos e ocorrem em meio ácido.
THOMAS, S; ZALBOWITZ. M. Full cells: green power. Los Alamos National Laboratory, Los Alamos, NM. 1999 (adaptado).
A tecnologia testada mais adequada para o emprego em veículos automotivos é a célula de combustível
a) AFC.
b) MSFC.
c) PEM.
d) PAFC.
e) SOFC.
Resolução
Segundo o enunciado:
“As melhores alternativas para veículos são as que operam em baixos níveis de energia térmica, são formadas por membranas de eletrólitos poliméricos e ocorrem em meio ácido”
Analisando as alternativas, temos que as células do tipo PEM, PAFC e SOFC atuam em meio ácido, como observado pela presença de H+ em solução. Dentre essas, a PEM opera em uma temperatura mais baixa (60-100oC) e na presença de uma membrana polimérica (ácido poliperfluorossulfônico).
A célula AFC opera em meio alcalino (OH–), enquanto a MSFC atua na presença de carbonatos.
Resposta: C