Prova amarela
As pilhas recarregáveis, bastante utilizadas atualmente, são formadas por sistemas que atuam como uma célula galvânica, enquanto estão sendo descarregadas, e como célula eletrolítica, quando estão sendo recarregadas.
Uma pilha é formada pelos elementos níquel e cádmio e seu carregador deve fornecer uma diferença de potencial mínima para promover a recarga. Quanto maior a diferença de potencial gerada pelo carregador, maior será o seu custo. Considere os valores de potencial padrão de redução dessas espécies:
Ni2+ (aq) + 2 e− ⇌ Ni (s) E° = −0,230 V
Cd2+ (aq) + 2 e− ⇌ Cd (s) E° = −0,402 V
Teoricamente, para que um carregador seja ao mesmo tempo eficiente e tenha o menor preço, a diferença de potencial mínima, em volt, que ele deve superar é de
(a) 0,086.
(b) 0,172.
(c) 0,316.
(d) 0,632.
(e) 1,264.
Resolução
Analisando os valores de potencial padrão de redução apresentados, verifica-se que o íon Ni’2+(aq) apresenta um maior potencial padrão de redução, logo o eletrodo de níquel será o cátodo e o eletrodo de cádmio será o ânodo.
Sendo assim:
∆Eo = Eocátodo – Eoânodo
∆Eo = -0,230 – (- 0,402)
∆Eo = 0,172 V
Desse modo, para que o carregador seja ao mesmo tempo eficiente e com o menor preço, a diferença de potencial deverá ser de 0,172 V.
Resposta: B
Quer conferir outras questões resolvidas do Enem 2020? Clique aqui para continuar seus estudos.