Questão 18 (Fuvest 2018)

Prova V

 Um método largamente aplicado para evitar a corrosão em estruturas de aço enterradas no solo, como tanques e dutos, é a proteção catódica com um metal de sacrifício. Esse método consiste em conectar a estrutura a ser protegida, por meio de um fio condutor, a uma barra de um metal diferente e mais facilmente oxidável, que, com o passar do tempo, vai sendo corroído até que seja necessária sua substituição.

Funcionamento de um tanque

 Um experimento para identificar quais metais podem ser utilizados como metal de sacrifício consiste na adição de um pedaço de metal a diferentes soluções contendo sais de outros metais, conforme ilustrado, e cujos resultados são mostrados na tabela. O símbolo ( + ) indica que foi observada uma reação química e o ( – ) indica que não se observou qualquer reação química.

Informações necessárias para a resolução da questão

 Da análise desses resultados, conclui-se que pode(m) ser utilizado(s) como metal(is) de sacrifício para tanques de aço:

(a) Al e Zn. 

(b) somente Sn.

(c) Al e Sn. 

(d) somente A. 

(e) Sn e Zn. 

Informações complementares para resolução da questão

Resolução

O metal sacrifício utilizado para proteger o aço da corrosão deve apresentar maior capacidade em sofrer oxidação do que o ferro. Pela tabela, verfica-se que os metais alumínio e zinco podem ser utilizados para esse fim. 

Esse fato se deve às reações apresentadas a seguir, em que os átomos de alumínio e zinco sofrem oxidação.

Al + FeCl3 → AlCl3 + Feo

3 Zn + 2 FeCl3 → 3 ZnCl2 + 2 Feo

Resposta: A 

Compartilhe:

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.