Prova amarela
Visando minimizar impactos ambientais, a legislação brasileira determina que resíduos químicos lançados diretamente no corpo receptor tenham pH entre 5,0 e 9,0. Um resíduo líquido aquoso gerado em um processo industrial tem concentração de íons hidroxila igual a 1,0 x 10-10 mol/L. Para atender a legislação, um químico separou as seguintes substâncias, disponibilizadas no almoxarifado da empresa: CH3COOH, Na2SO4, CH3OH, K2CO3 e NH4Cl.
Para que o resíduo possa ser lançado diretamente no corpo receptor, qual substância poderia ser empregada no ajuste do pH?
(a) CH3COOH
(b) Na2SO4
(c) CH3OH
(d) K2CO3
(e) NH4Cl
Resolução
O resíduo gerado apresenta concentração de 1,0 x 10-10 mol/L de íons hidroxila. Para calcular o pH então:
[OH–] = 1,0 x 10-10 mol/L
pOH = – log [OH–]
pOH = 14
Em 25oC → pH + pOH = 14
pH = 4
Desse modo, o resíduo apresenta caráter ácido e assim, deve-se adicionar uma substância de caráter básico para aumentar o pH para o intervalo desejado (entre 5 e 9).
Analisando cada uma das substâncias, temos:
- ácido etanoico, logo, caráter ácido;
- sal, proveniente de ácido e base forte possuindo então pH neutro;
- é um álcool de caráter neutro;
- é um sal de ácido fraco e base forte, apresentando então caráter básico. Ao sofrer hidrólise libera íons OH– que neutralizam os íons H+, aumentando então, o pH do meio:
CO32- + H2O ⇄ HCO3– + OH–
H+ + OH– → H2O
- é um sal de ácido forte e base fraca, apresentando caráter ácido. Ao sofrer hidrólise, libera íons H+ na solução, diminuindo mais o pH do meio.
Resposta: D