Questão 53 (Famerp 2022)

Prova de Conhecimentos Gerais – Primeira fase

O ponto de ebulição das substâncias está relacionado com o tipo de interação existente entre suas moléculas e com a massa molecular. O quadro apresenta substâncias com massas moleculares próximas e suas respectivas fórmulas estruturais.

estruturas de compostos orgânicos apresentadas na questão

A ordem crescente de temperaturas de ebulição das substâncias apresentadas no quadro é 

(A) butanona – butano – butan-1-ol – ácido butanoico. 

(B) butan-1-ol – butanona – ácido butanoico – butano. 

(C) ácido butanoico – butan-1-ol – butanona – butano. 

(D) butano – ácido butanoico – butanona – butan-1-ol. 

(E) butano – butanona – butan-1-ol – ácido butanoico. 

Resolução

Para identificarmos a variação da temperatura de ebulição das substâncias apresentadas devemos considerar a estrutura de cada uma delas. Todas apresentam cadeia carbônica de mesmo tamanho (4 carbonos) e com isso, a principal diferença entre elas é o tipo de interação presente em cada uma das estruturas. 

Butano – pertence a classe dos hidrocarbonetos  sendo uma molécula apolar. A interação acontece por meio das forças de London e por isso, apresenta o menor ponto de ebulição entre todos.

Butanona – pertence à classe das cetonas e é uma molécula polar. Entretanto, as forças de interação existentes são a dipolo – dipolo.

Butan-1-ol –  corresponde a uma molécula de álcool em que as interações acontecem entre ligações de hidrogênio por possuir um grupo hidroxila e ser polar.

Ácido butanoico – pertence à classe dos ácidos carboxílicos e é uma molécula mais polar por apresentar um grupo carboxila. As moléculas são mantidas unidas por ligações de hidrogênio mais intensas. 

Logo, a ordem crescente é:

butano < butanona <  butan-1-ol < ácido butanoico

Resposta: E

Compartilhe:

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.