Prova amarela
Diesel é uma mistura de hidrocarbonetos que também apresenta enxofre em sua composição. Esse enxofre é um componente indesejável, pois o trióxido de enxofre gerado é um dos grandes causadores da chuva ácida. Nos anos 1980, não havia regulamentação e era utilizado óleo diesel com 13 000 ppm de enxofre. Em 2009, o diesel passou a ter 1 800 ppm de enxofre (S1800) e, em seguida, foi inserido no mercado o diesel S500 (500 ppm). Em 2012, foi difundido o diesel S50, com 50 ppm de enxofre em sua composição. Atualmente, é produzido um diesel com teores de enxofre ainda menores.
Os impactos da má qualidade do óleo diesel brasileiro. Disponível em: www.cnt.org.br. Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).
A substituição do diesel usado nos anos 1980 por aquele difundido em 2012 permitiu uma redução percentual de emissão de SO3 de
(a) 86,2 %
(b) 96,2 %
(c) 97,2 %
(d) 99,6 %
(e) 99,9 %
Resolução
Em 1980, sem regulamentação, no óleo diesel havia 13000 ppm de enxofre, ou seja, a cada 106 g de diesel, teria 13000 g de enxofre.
Em 2012, estabeleceu-se que a composição do diesel deveria ter apenas 50 ppm de enxofre.
Desse modo, teve-se uma diminuição em massa de 12950 g de enxofre.
13000 ——————— 100 %
12950 ——————– X
X = 99,6%
Resposta: D