Questão 70 (Unesp 2012)

Primeira fase

A Lei da Conservação da Massa, enunciada por Lavoisier em 1774, é uma das leis mais importantes das transformações químicas. Ela estabelece que, durante uma transformação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Esta teoria pôde ser explicada, alguns anos mais tarde, pelo modelo atômico de Dalton. Entre as ideias de Dalton, a que oferece a explicação mais apropriada para a Lei da Conservação da Massa de Lavoisier é a de que:

(a) Os átomos não são criados, destruídos ou convertidos em outros átomos durante uma transformação química. 

(b) Os átomos são constituídos por 3 partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons. 

(c) Todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos de caracterização. 

(d) Um elétron em um átomo pode ter somente certas quantidades específicas de energia. 

(e) Toda a matéria é composta por átomos.

Resolução 

A ideia proposta por Dalton que se relaciona melhor com a Lei da Conservação da Massa de Lavoisier é a de que os átomos não são criados, destruídos ou convertidos em outros átomos durante uma transformação química. Desse modo, em uma reação, os átomos dos reagentes estarão presentes também nos produtos e assim, a massa permanece a mesma, uma vez que a massa do sistema corresponde a soma das massas dos átomos. 

Resposta: A 

Compartilhe:

imagem ilustrando a enem 2017

Questão 132 (ENEM 2017)

Prova azul Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio (NaCl), historicamente utilizado por tropeiros, vaqueiros e sertanejos

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.