Primeira fase
O espectro solar que atinge a superfície terrestre é formado predominantemente por radiações ultravioletas (UV) (100–400 nm), radiações visíveis (400–800 nm) e radiações infravermelhas (acima de 800 nm). A faixa da radiação UV se divide em três regiões: UVA (320 a 400 nm), UVB (280 a 320 nm) e UVC (100 a 280 nm). Ao interagir com a pele humana, a radiação UV pode provocar reações fotoquímicas, que estimulam a produção de melanina, cuja manifestação é visível sob a forma de bronzeamento da pele, ou podem levar à produção de simples inflamações até graves queimaduras.
Um filtro solar eficiente deve reduzir o acúmulo de lesões induzidas pela radiação UV por meio da absorção das radiações solares, prevenindo assim uma possível queimadura. São apresentados a seguir as fórmulas estruturais, os nomes e os espectros de absorção de três filtros solares orgânicos.
Os filtros solares orgânicos absorvem apenas parte da radiação eletromagnética; dessa forma, deve-se fazer a combinação entre diferentes filtros a fim de se obter um bom protetor solar. Na formulação de um protetor solar, um fabricante necessita escolher um dentre os três filtros orgânicos apresentados cujo máximo de absorção ocorra na região do UVA. A molécula do filtro solar escolhido apresenta as funções orgânicas
(a) amina e ácido carboxílico.
(b) cetona e éter.
(c) amina e éster.
(d) amida e éter.
(e) cetona e álcool.
Resolução
A região do UVA corresponde a região entre 320 nm e 400 nm e o filtro solar 3 apresenta uma máxima absorção nesta região.
Analisando os grupos funcionais envolvidos na sua estrutura, temos:
- um cetona → grupo carbonila (C=O) entre cetonas;
- um enol → apresenta uma ligação dupla entre o carbono que possui o grupo hidroxila (-OH) e um outro carbono;
- um éter → possui um átomo de O entre dois carbonos.
Resposta: B