Prova amarela
O etanol é considerado um biocombustível promissor, pois, sob o ponto de vista do balanço de carbono, possui uma taxa de emissão praticamente igual a zero. Entretanto, esse não é o único ciclo biogeoquímico associado à produção de etanol. O plantio da cana-de-açúcar, matéria-prima para a produção de etanol, envolve a adição de macronutrientes como enxofre, nitrogênio, fósforo e potássio, principais elementos envolvidos no crescimento de um vegetal.
Revista Química Nova na Escola. no 28, 2008.
O nitrogênio incorporado ao solo, como consequência da atividade descrita anteriormente, é transformado em nitrogênio ativo e afetará o meio ambiente, causando
(a) o acúmulo de sais insolúveis, desencadeando um processo de salinificação do solo.
(b) a eliminação de microrganismos existentes no solo responsáveis pelo processo de desnitrificação.
(c) a contaminação de rios e lagos devido à alta solubilidade de íons como NO3– e NH4+ em água.
(d) a diminuição do pH do solo pela presença de NH3, que reage com a água, formando o NH4OH (aq).
(e) a diminuição da oxigenação do solo, uma vez que o nitrogênio ativo forma espécies químicas do tipo NO2, NO3– , N2O.
Resolução
O problema relacionado ao uso dos fertilizantes é devido ao aumento da concentração de nitrogênio no solo. Com isso, o nitrogênio acaba sendo incorporado na forma de sais solúveis que apresentam íons amônio (NH4+) e nitrato (NO3–).
Apesar de serem absorvidos pelas plantas de modo fácil, em dias de chuva, podem ser arrastados chegando aos lençóis freáticos servindo então de nutrientes para as algas aumentando então a concentração de matéria orgânica, mas diminuindo a disponibilidade de oxigênio na água.
Resposta: C