Prova 1 – Cursos das áreas de biológicas
A variação de entalpia, associada à formação de um cristal iônico sólido a partir de seus íons no estado gasoso, é conhecida como energia reticular. Essa energia é difícil de ser medida diretamente, mas pode ser calculada de forma indireta, utilizando-se a Lei de Hess, a partir de outras transformações, cuja variação de entalpia é conhecida. Esse caminho para a determinação da energia reticular é conhecido como ciclo de Born-Haber. O diagrama a seguir mostra as etapas desse ciclo para o cloreto de sódio (NaCl).
Nesse diagrama, a sublimação do sódio metálico, a primeira energia de ionização do elemento sódio e a afinidade eletrônica do elemento cloro correspondem, respectivamente, aos valores de
(A) ∆H2 , ∆H3 e ∆H4
(B) ∆H1 , ∆H0 e ∆H5
(C) ∆H1 , ∆H4 e ∆H3
(D) ∆H2 , ∆H4 e ∆H3
(E) ∆H1 , ∆H3 e ∆H4
Resolução
O processo de sublimação do sódio metálico corresponde a passagem do seu estado de sólido para gasoso de modo direto. Essa relação está apresentada no ∆H1:
Na(s) + ½ Cl2 (g) → Na(g) + ½ Cl2 (g) ∆H1
Já a primeira energia de ionização do elemento sódio corresponde a etapa em que o sódio perde um elétron:
Na(g) + Cl (g) → Na+(g) + Cl(g) + e– ∆H3
Já a afinidade eletrônica diz respeito a capacidade de um átomo de atrair os elétrons para si, portanto, a afinidade eletrônica do cloro é representada:
Na+(g) + Cl(g) + e– → Na+(g) + Cl–(g) ∆H4
Resposta: E