O que é o ácido clorídrico?
O ácido clorídrico é uma solução formada pelo gás cloreto de hidrogênio (HCl) dissolvido em água com concentração em massa entre 35-37% do HCl ao final da mistura. É uma solução com aspecto incolor ou levemente amarelada, não sendo inflamável, mas altamente corrosivo e tóxico. É um ácido inorgânico forte da classe dos hidrácidos pois não apresenta átomos de oxigênio na sua estrutura, liberando cátions H+ facilmente ionizáveis em solução. Em 18oC, seu grau de ionização é de cerca de 92,5%.
Quando adicionado em água, o ácido clorídrico sofre ionização e assim, conduz eletricidade:
HCl (g) + H2O (l) → H3O+ (aq) + Cl–(aq)
ou
HCl (g) + H2O (l) → H+ (aq) + Cl–(aq)
A ligação existente entre o átomo de hidrogênio e o átomo de cloro é covalente polar, uma vez que, esses átomos apresentam diferentes valores de eletronegatividade em que o cloro é o mais eletronegativo atraindo os elétrons para si mais fortemente e assim, gerando um dipolo elétrico na molécula.
Além disso, é uma substância altamente volátil e por isso, em condições ambientes, passa facilmente para o estado de vapor já que seu ponto de ebulição é de -85oC. Por isso, o frasco do HCl deve ser mantido vedado devido ao risco da liberação dos vapores tóxicos e sufocantes. Em caso de o frasco ser armazenado incorretamente e sem a vedação total, a sua concentração pode ser modificada.
Como o HCl é produzido?
A primeira reação relatada para a obtenção do ácido foi envolvendo o cloreto de sódio e o ácido sulfúrico.
2NaCl + H2SO4 → Na2SO4 + 2 HCl
No entanto, atualmente, o HCl é produzido por meio de um processo de eletrólise de cloreto de sódio em solução aquosa, em que obtém-se gás cloro e gás hidrogênio que reagem entre si formando o ácido clorídrico. Ressalta-se que a reação é muito exotérmica e perigosa e por isso, também pode-se obter o ácido associado ao processo de obtenção de compostos orgânicos.
R-H + Cl2 → R-Cl + HCl (em que R é um radical orgânico)
Para que serve o ácido clorídrico?
O ácido clorídrico, conhecido também como ácido muriático na sua forma mais impura e comercial, é utilizado em vários processos industriais como por exemplo, a fabricação de produtos de limpeza, processo de fabricação de medicamentos, de alimentos e também em processos siderúrgicos.
Como exemplo desses processos, tem-se a produção de tintas e corantes, na decapagem de metais, no processo de redução de ouro, hidrólise de amidos e proteínas e na reação de formação de haletos orgânicos.
Além disso, o HCl está presente no suco gástrico presente no nosso estômago e atua na digestão dos alimentos.
Como o HCl atua no estômago?
O ácido clorídrico está presente no suco gástrico juntamente com enzimas, sais e muco e é responsável por manter o pH do estômago entre 0,9-2. Nesse pH, ocorre melhor a quebra dos nutrientes e células do alimento ingerido para que possamos absorver as substâncias necessárias durante a alimentação.
É esse ácido que atua também na ativação da enzima pepsina para ocorrer a quebra das moléculas de proteína em cadeias menores para que possam ser absorvidas corretamente.
Por conta desse ambiente de pH baixo, há o controle de bactérias e microorganismos nocivos no estômago. Mas a produção mais alta dessa substância pode gerar um desconforto estomacal, a azia que pode ser aliviada pela ingestão de substâncias básicas.