Questão 54 (Famerp 2021)

Prova de Conhecimentos Gerais – Primeira fase

Amostras das substâncias cloreto de potássio (KCℓ), cloreto de amônio (NH4Cℓ), clorofórmio (CHCℓ3) e sacarose (C12H22O11) foram colocadas, separadamente e não necessariamente nessa ordem, em quatro tubos de ensaio contendo água, identificados de 1 a 4. Cada sistema formado foi submetido a testes de condutividade elétrica e pH. Os resultados foram reunidos na tabela a seguir.

tabela demonstrando características dos sistemas formados

As substâncias adicionadas aos tubos 1, 2, 3 e 4 foram, respectivamente, 

(A) NH4Cℓ, CHCℓ3, KCℓ, C12H22O11 

(B) KCℓ, NH4Cℓ, CHCℓ3, C12H22O11 

(C) KCℓ, CHCℓ3, NH4Cℓ, C12H22O11 

(D) NH4Cℓ, C12H22O11, KCℓ, CHCℓ3 

(E) NH4Cℓ, KCℓ, C12H22O11, CHCℓ3

Resolução 

Tubo 1 

O primeiro tubo contém um sistema homogêneo, ou seja, é solúvel em água. Além disso, o sistema é condutor de corrente elétrica devido à presença de íons dissolvidos. Sendo assim, no tubo 1 há NH4Cl.

NH4Cl → NH4+ + Cl 

O íon NH4+ em meio aquoso sofre hidrólise liberando o cátion H3O+ provocando o meio ácido observado (pH = 4,5).

NH4+ + H2O → NH3 + H3O+

Tubo 2

No tubo 2, há um sistema heterogêneo, ou seja, a substância adicionada não se solubiliza em água. Dentre as substâncias apresentadas, a molécula de CHCl3 é pouco polar e na presença de água gera um sistema heterogêneo com duas fases.  

Assim, a molécula de CHCl3 não sofre ionização e não conduz corrente elétrica. 

Tubo 3 

O terceiro sistema apresenta um sistema homogêneo e também condutor de corrente elétrica. Analisando as substâncias, o KCl é um composto iônico e em meio aquoso sofre ionização, liberando íons dispersos que proporcionam a condução de corrente elétrica. 

O KCl não sofre hidrólise por ser um sal formado por uma base e ácido forte e assim, o pH permanece neutro (pH = 7).

Tubo 4

O C12H22O11 que é a molécula de açúcar comum é uma molécula solúvel em água e assim, o sistema formado é homogêneo. Mas não conduz eletricidade, pois as moléculas estão dispersas em água e não são ionizadas e assim, o pH se mantém neutro. 

Resposta: A

Compartilhe:

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.