Prova de Conhecimentos Gerais – Primeira fase
O teste de Lucas baseia-se na diferença de reatividade entre álcoois de baixa massa molar e haletos de hidrogênio. Álcoois terciários são mais reativos do que álcoois secundários que, por sua vez, reagem mais facilmente do que álcoois primários. A reação entre um álcool e o ácido clorídrico, em presença de cloreto de zinco, é representada simplificadamente pela equação:
Após a reação, o produto obtido forma uma camada oleosa que se separa da água, pois ocorre grande diminuição de solubilidade, uma vez que os álcoois são bastante solúveis em água, mas os haletos correspondentes não o são.
O resultado do teste de Lucas pode ser avaliado analisando- -se o sistema resultante:
• Álcool primário: não há formação de camada oleosa à temperatura ambiente, mas se forma uma camada oleosa quando se aquece a amostra.
• Álcool secundário: forma-se uma camada de aspecto oleoso no intervalo de 3 a 5 minutos.
• Álcool terciário: forma-se imediatamente uma camada de aspecto oleoso.
A presença de cloreto de zinco no sistema é importante para garantir a rapidez das reações. Em uma aula experimental, propôs-se a utilização do teste de Lucas para diferenciar os quatro isômeros de fórmula molecular C4H9OH:
A função do cloreto de zinco nesse processo é
(A) diminuir a variação de entalpia da reação.
(B) aumentar a energia cinética média das moléculas reagentes.
(C) fornecer energia para formação do complexo ativado.
(D) aumentar o contato entre as moléculas reagentes.
(E) diminuir a energia de ativação da reação.
Resolução
Pelo texto, tem-se que o cloreto de zinco é importante para garantir a rapidez da reação, ou seja, ele apresenta a função de catalisar a reação no sistema.
Assim, tem-se que, como catalisador ele apresenta a função de diminuir a energia de ativação da reação.
Resposta: E