Questão 64 (Fameca 2019)

Prova de Conhecimentos Gerais – Primeira fase

 

O teste de Lucas baseia-se na diferença de reatividade entre álcoois de baixa massa molar e haletos de hidrogênio. Álcoois terciários são mais reativos do que álcoois secundários que, por sua vez, reagem mais facilmente do que álcoois primários. A reação entre um álcool e o ácido clorídrico, em presença de cloreto de zinco, é representada simplificadamente pela equação:

Esquema representativo da reação entre um álcool e o ácido clorídrico, em presença de cloreto de zinco

Após a reação, o produto obtido forma uma camada oleosa que se separa da água, pois ocorre grande diminuição de solubilidade, uma vez que os álcoois são bastante solúveis em água, mas os haletos correspondentes não o são. 

O resultado do teste de Lucas pode ser avaliado analisando- -se o sistema resultante: 

•  Álcool primário: não há formação de camada oleosa à temperatura ambiente, mas se forma uma camada oleosa quando se aquece a amostra. 

•  Álcool secundário: forma-se uma camada de aspecto oleoso no intervalo de 3 a 5 minutos. 

•  Álcool terciário: forma-se imediatamente uma camada de aspecto oleoso. 

A presença de cloreto de zinco no sistema é importante para garantir a rapidez das reações. Em uma aula experimental, propôs-se a utilização do teste de Lucas para diferenciar os quatro isômeros de fórmula molecular C4H9OH:

Apresentação dos 4 isômeros do composto C4H9OH:
1. butanol 
2. 2-butanol
3. 2-metil-propanol
4. 2-metil-2-propanol

No experimento, o álcool que apresenta atividade óptica e o álcool que produzirá uma camada oleosa instantaneamente ao ser submetido ao teste de Lucas são, respectivamente, 

(A) 1 e 4. 

(B) 2 e 4. 

(C) 3 e 4. 

(D) 3 e 2. 

(E) 2 e 3.

Resolução 

Analisando as estruturas das moléculas apresentadas, temos que a molécula 2 apresenta atividade óptica por possuir carbono assimétrico, ou seja, 4 ligantes diferentes entre si. 

Imagem mostrando a molécula de 2-butanol e circulando o carbono assimétrico

Já para a formação da camada oleosa, precisa-se considerar o grupo R com um teor apolar maior. No caso, o álcool 4 por possuir 3 átomos de carbono ligado ao carbono do grupo funcional. 

Imagem apresentando o 2-metil-2-propanol circulando os 3 grupos CH3 que lhe conferem maior caráter apolar

Resposta: B

Compartilhe:

capa_fameca_2019

Questão 63 (Fameca 2019)

Prova de Conhecimentos Gerais – Primeira fase   O teste de Lucas baseia-se na diferença de reatividade entre álcoois de baixa massa molar e haletos

Ler mais
capa_fameca_2019

Questão 62 (Fameca 2019)

Prova de Conhecimentos Gerais – Primeira fase   O teste de Lucas baseia-se na diferença de reatividade entre álcoois de baixa massa molar e haletos

Ler mais

Aryanne Viana

Fundadora do Blog VaiQuímica!

Fundadora e Professora do VaiQuímica!, Bacharela em Química pela USP com ênfase em Alimentos e Mestranda em Físico-Química.